Shadowside – O metal brasileiro na voz e nas mãos de uma mulher

shadowsideJá faz muito tempo estava para escrever um texto para falar sobre a Shadowside. Na verdade desde que escutei “Inner Monster Out”, último disco da banda, lançado em 2011.

Na verdade me culpo até hoje por isso mas chegou a hora de lagar a culpa para lá! Quando ouvi o álbum pensei que há muito tempo não havia algo de metal tão bom. Confesso que pensei algo como: “Combinação pefeita: disco de metal feito por uma banda brasileira e cantado por uma mulher… É o melhor que já ouvi nos últimos anos.”

“Inner Monster Out” é um disco de metal completo: ótimos riffs de guitarra, uma bateria cavalar e um baixo extremamente competente e é óbvio, a voz perfeita de Dani Nolden.

A vocalista entoa os “hinos” do álbum de extraordinária, como a ótima Angels In Worms, segunda faixa do trabalho.  Destaque também para a inusitada cover de Inútil do Ultraje a Rigor e que contou com a participação de Roger Moreira.

A bela Dani Nolden se mantém à frente da banda com maestria em suas apresentações, segura a onda e possivelmente é uma das (senão a) melhores frontwomans do metal atual.

Conheci a Shadowside em 2010 com o álbum “Dare To Dream”, lançado no ano anterior, e confesso que o que me chamou a atenção (mas não tanto) foi uma mulher no vocal. Algo que gosto muito.

Acho que o metal tem tudo a ver com a potência e ao mesmo tempo, delicadeza, da voz feminina.

Até hoje a Shadowside já tem 4 discos lançados, sendo o primeiro deles um EP em 2001 e é notável a evolução de toda a banda, que já começou bem mas que dez anos depois chega ao ápice (até agora) com “Inner Monster Out”.

Se você que está lendo isso se interessou pela banda acho muito válido que escute todos os álbuns, mas se quiser fique à vontade e vá direto para o último sem dó nem piedade. Diversão e boa música garantidas.

A Shadowside nada deve a bandas gringas de metal com mulheres à frente, nada mesmo. A prova disso é o reconhecimento do último disco e também a turnê 2013 com os ícones Helloween e Gamma Ray por toda a Europa.

Isso sem falar que o quarteto já abriu shows do Nightwish e de ninguém menos que o Iron Maiden.

Os fãs brasileiros de metal podem ficar tranquilos, estamos seguros e nossa boa fama de metaleiros continuará mundo a fora e dessa vez na voz e nas mãos de uma mulher: Dani Nolden e sua Shadowside.

Texto escrito pelo colunista Marcelo Coleto 
Marcelo_ColetoPublicitário por vocação, jornalista por paixão. Ou ao contrário. Acha que quase tudo é uma forma de arte e se expressa melhor escrevendo do que falando. Editor do Rock Noize, colaborador da Galeria do Rock, do Mistura Urbana e do Slipknot Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: